Em Lucena, crianças são vacinadas com doses vencidas de adultos; MPF inicia investigação

Crédito da Imagem: Jack Guez/AFP

Através de nota, a Prefeitura de Lucena esclarece que a aplicação foi viabilizada de forma individual por decisão da profissional da Saúde, sendo que a servidora já foi afastada do local de trabalho

O Ministério Público Federal da Paraíba (MPPB) invetiga denúncia de aplicação de vacina contra a Covid-19 inadequada em crianças em Lucena, na região metropolitana de João Pessoa. Conforme informações do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, as vacinas estavam vencidas. 

Em Lucena, a ção teria ocorrido sete dias antes da chegada do imunizante com dosagem adequada para idade. Na Paraíba, as vacinas para crianças entre 5 e 11 foram entregues na sexta-feira 14/01. 

Conforme a denúncia, cerca de 40 crianças foram vacinadas com a vacina da Pfizer para aultos. Para investigar o caso, o MPF intimou uma mãe, servidora responsável por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), além do secretário de Saúde de Lecena para prestarem esclarescimentos.

Através de nota, a Prefeitura de Lucena esclarece que a aplicação foi viabilizada de forma individual por decisão da profissional da Saúde, sendo que a servidora já foi afastada do local de trabalho. 

Leia nota abaixo: 

A Prefeitura de Lucena lamenta profundamente a falha executada por uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas de combate à COVID-19 em algumas crianças de um posto de saúde da Zona Rural.

Esclarecemos que a decisão foi tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento, afastamos a responsável.

A Prefeitura esclarece ainda que está pondo a disposição das famílias acompanhamento médico e monitorando as crianças. Já comunicamos a Secretaria Estadual de Saúde para que o Ministério de Saúde também seja informado.

Até o momento, felizmente, as crianças que recebem as vacinas não apresentam quadro adverso na saúde.

A Prefeitura está orientando, novamente, as equipes que fazem a campanha de vacinação contra a COVID e informa a nossa população que a aplicação de vacinas infantis serão feitas, exclusivamente, com as novas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, voltadas especificamente para uso pediátrico.

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.