Célio da Usina destaca bom momento da Educação de Vieirópolis ao conquistar a melhor nota de avaliação da IOEBE região de Sousa

Crédito da Imagem:

O município alcançou a melhor nota entre os demais pertencentes a 10 Região de Ensino. E, consequentemente, se notabilizou entre os 223 municípios da Paraíba

A educação do município de Vieirópolis, Sertão paraibano, foi motivo de orgulho não apenas para a administração do prefeito Célio da Usina, mas para toda à população. Afinal, quando a educação se sobressai é o cidadão que colhe as melhores condições para se obter satisfação pessoal e profissional.

E o cenário promissor naquela área (educação) que ainda, infelizmente, avança de forma tímida no país, teve seu diferencial de forma promissora em Vieirópolis na divulgação do Índice de Oportunidades de Educação Básica (IOEBE – 2021). O município alcançou a melhor nota entre os demais pertencentes a 10 Região de Ensino. E, consequentemente, se notabilizou entre os 223 municípios da Paraíba.

Segundo o secretário de Educação de Vieirópolis, Emanuel Domingos Duarte, o IOEB reuniu todos os instrumentos que viabilizam a propagação da educação no município. A exemplo, de estrutura escolar, capacidade dos professores, assiduidade escolar dos alunos e resultados.

“Trata-se de oportunidades educacionais  que são oferecidas em nossa rede de ensino municipal.  São resultados produzidos pelas crianças e jovens de todas as etapas da educação básica. Tendo como base um conjunto de fatores. São os fatores essenciais para um bom resultado educacional, tanto de aprendizagem como aproveitamento escolar. E tudo isso vai ao encontro de uma melhor educação e à construção de um individuo mais qualificado e preparado paras as oportunidades da vida”, disse.

Comparação com outros municípios

Sousa 5.0, Marizopolis 4.3, Nazarezinho 4.4, São Francisco 5.1, São José da Lagoa Tapada 4.5, Santa Cruz 5.1 e Lastro 4.5.

Para o prefeito Célio da Usina o resultado é fruto de um trabalho contínuo e de equipe que tem como objetivo único elevar a capacidade de construção da educação de Vieirópolis:

“Nossos resultados são frutos de um plano Municipal de Educação bem elaborado e uma equipe de profissionais comprometidos com  uma educação qualificada para os filhos de Vieiropólis. É um investimento que se faz a cada dia olhando para o futuro. É colocar na prática projetos que gerem capacidade educacional, mas consciências livres que possam projetar o crescimento do município não só de forma individual, mas, a cima de tudo, coletiva”, falou Célio da Usina.

Foco e investimento educacional

Ao longo dos anos a administração tem buscado através de recursos próprios, parcerias e a responsabilidade de bem direcionar as verbas em um projeto que vai da melhoria das estruturas físicas das escolas, à capacitação do corpo docente e o incentivo à participação mais ampla e efetiva do alunado. E assim Vieirópolis dispõe: de aulas híbridas, aulas de reforço, busca ativa para combater a evasão escolar, reforma e ampliação das escolas, aquisição de ônibus para o transporte dos estudantes, educação especial para os alunos com necessidades especiais. Além de equipe multidisciplinar com Psicólogos,  Assistente Social, Psicopedagogo e muitos outros.nfim, com a pactuacão com o governo do estado através do “Integra Paraíba “, Vieirópolis criou o melhor cenário para buscar um desenvolvimento sustentável na Educação Básica.

IOBE

O IOEB é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal, e o país como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem. Foram avaliados mais de 5 mil municípios brasileiros analisando as oportunidade de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

O indicador é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais.

Fonte: Blog do Jucélio Almeida

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.