Águas da transposição do Rio São Francisco chegam à Barragem Engenheiro Avidos; São Gonçalo é o próximo destino

Crédito da Imagem: Ascom/MDR

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal, a Barragem Engenheiro Avidos, que opera desde 1936, recebeu reformas em 1977

As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram à Barragem Engenheiro Avidos, nesta terça-feira (25), em Cajazeiras, na Paraíba. A estrutura, que atende cerca de 61,4 mil pessoas da região, deve beneficiar o rio Piranhas Açu, até a Barragem de São Gonçalo, em Sousa.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal, a Barragem Engenheiro Avidos, que opera desde 1936, recebeu reformas em 1977.

Agora, passa por serviços de modernização e recuperação, que foram iniciados em maio de 2021 e receberam investimentos federais de R$ 17,6 milhões.

O recurso hídrico deve seguir, pela primeira vez, ao Rio Grande do Norte, abastecendo as barragens de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu.

A previsão de entrega dessas obras, segundo o órgão federal, é em junho deste ano.

"Essas águas vão permitir que milhares de pessoas possam ter a tão sonhada segurança hídrica. Água tratada na torneira, água à disposição para se gerar emprego e oportunidade, para se diminuir a pressão sobre o sistema de saúde pública" destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O último trecho de canal executado do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021.

Monteiro foi a primeira cidade paraibana a receber as águas da transposição, no dia 8 de março de 2017. A água passou no último segmento de canal da transposição para entrar no túnel por volta das 18h20, já na zona rural de Monteiro, próximo à divisa com Pernambuco.

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.