São Francisco fica em 3º lugar na PB entre 20 municípios que são excelência em gestão de Educação; prefeito e secretário de Educação comemoram

Crédito da Imagem:

Os dados são atualizados em tempo real, podendo haver modificações a qualquer momento

O Instituto Áquila divulgou o ranking dos 20 municípios que são excelência em gestão de educação. O município de São Francisco, no sertão da Paraíba, ficou na 3º colocação na lista divulgada. 

O prefeito Geroncio Junior afirmou que o resultado mostra o trabalho que está sendo desenvolvido na Educação do Município. "Seguiremos avançando cada vez mais para buscarmos sempre evoluir por meio dos conhecimentos", disse. 

Para o secretário de Educação, José Rofrants, o comprometimento de todos da gestão resulta em dados satisfatórios que visam implementar ainda mais as ações que são viabilizadas. "Para nós que fazemos a Educação de São Francisco, recebemos o resultado do Instituto Áquila como muita alegria, pois sabemos que a Educação é o caminho certo para uma sociedade com mais oportunidades", acrescentou. 

Os dados foram colhidos na última quinta-feira (28), e permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. Os dados são atualizados em tempo real, podendo haver modificações a qualquer momento.

Os números destes levantamentos feitos pelo Instituto Áquila permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. De acordo com o instituto, as Cidades Excelentes são aquelas que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. Uma cidade excelente deve estar em equilíbrio para promover serviços eficientes à sua população. E para traduzir em um único número o indicador que mede o nível de excelência de um município, foi criado o IGMA.

A plataforma foi criada com um olhar municipal. Assim, o Aquila busca engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população. Com essas informações, é possível ao gestor público aprofundar e estratificar as análises dos indicadores que sustentam cada pilar do município, identificando assim quais são as restrições e onde ele deve atuar para promover excelência.

Além disso, o grupo Bandeirantes criou o Prêmio “Band Cidades Inteligentes”, em parceria com o Instituto Aquila, com o objetivo de premiar as cidades que obtêm os melhores resultados a partir da avaliação realizada pelo IGMA. Os indicadores foram construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Conforme dados abaixo, são listadas as 20 cidades paraibanas com o melhor desenvolvimento em gestão de Educação, onde são analisados os seguintes fatores:

Indicadores de Governança Monitorados:

Educação
Analfabetismo 15 anos ou mais (%) – ⇩
Expectativa de anos de estudo (Anos) – ⇧
Taxa de abandono anos finais Ensino Fundamental (%) – ⇩
Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental (%) – ⇩
Gasto com educação por aluno por ponto do IDEB (R$) – ⇩
Resultado IDEB Anos Finais Ensino Fundamental (Nota) – ⇧
Resultado IDEB Anos Iniciais Ensino Fundamental (Nota) – ⇧
Distorção Idade-Série Ensino Fundamental (%) – ⇩
Acesso à educação infantil (%) – ⇧
Aplicação do mínimo constitucional em Educação (Sim=1 ou Não=0) – ⇧
Aplicação mínima do FUNDEB (Sim=1 ou Não=0) – ⇧
Aplicação mínima do FUNDEB Magistério (Sim=1 ou Não=0) – ⇧

Confira o ranking com a porcentagem das 20 cidades excelentes em Educação, da Paraíba de acordo com os dados do dia 18 de julho.

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.