Câmara Municipal de Sousa concede Moção de Parabéns a jovem sousense pesquisador da história do cangaço no Brasil

Momento em que o jovem Thiago Benevenuto recebe homenagem da CMS
Momento em que o jovem Thiago Benevenuto recebe homenagem da CMS
Crédito da Imagem: Portal Notícia Já

Em sessão ordinária, o homenageado recebeu em mãos o certificado de reconhecimento do Poder Legislativo Sousense

Por iniciativa do vereador Dênis Formiga, a Câmara Municipal de Sousa concedeu, nesta terça-feira 16/08, Moção de Parabéns ao jovem Thiago Benevenuto pelo seu conhecimento sobre a história do cangaço no Brasil. 

Em sessão ordinária, o homenageado recebeu em mãos o certificado de reconhecimento do Poder Legislativo Sousense. 

Para o vereador Dênis Formiga, a Moção de Parabéns a Thiago Benevenuto é mais que merecida, já que o jovem é um grande estudioso da história do cangaço. “Através do conhecimento, nossos jovens têm a oportunidade de alcançarem seus objetivos. O Tiago é um grande exemplo”, acrescentou. 

Ao ser homenageado em plenário da Casa Otacílio Gomes de Sá, Thiago Benevenuto agradeceu ao vereador Dênis Formiga pela homenagem concedida. Agradeço especialmente ao vereador Denis Formiga, ao presidente Radamés Estrela e aos demais vereadores por essa honra que me concedem”, pontuou.  

PERFIL DO HOMENAGEADO: 

Thiago Benevenuto é um pesquisador da história do cangaço no Brasil. Ele começou a estudar sobre o tema por iniciativa de conceder aulas para 3 turmas do 9º ano do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Devido a essa oportunidade, entrou de vez na história desse incrível fenômeno de banditismo social, onde muitas pessoas fizeram justiça com as próprias mãos por consequências de falta de justiça para eles e pelo coronelismo da época.

Segundo o jovem pesquisador, esse breve fenômeno que durou mais de 100 anos ao todo e que durou 16 anos com Virgulino Lampião, depois que o mesmo assumiu a liderança do bando em 1922 até sua morte em 1938, mas não foi só Lampião que se destacou no mundo hostil do Cangaço, nomes como: Antônio Ferreira, Virginio, Chico Pereira, Mariano, Zé Baiano, Gato, Calais, Arvoredo, Angelo Roque, Corisco, Luis Pedro, Canário, Zé Sereno, entre outros grandes nomes e as mulheres: Maria de Déa, Dadá, Sila, Adilia, Otilia, Neném do Ouro, entre outras viveram ao lado de Lampião e fizeram o que queriam no nordeste brasileiro e a cultura cangaceira dos enfeites começa depois que Lampião conhece Maria em 1930, onde eles utilizam os famosos bornais enfeitados, chapéus também. Isso mostra realmente que o Cangaço não foi só um fenômeno qualquer, mostra que o mesmo foi o maior fenômeno de banditismo nordestino e que Lampião trouxe uma parte dessa cultura mesmo sendo tanto cruel como ele realmente foi. O homem tem seus defeitos. 

 

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.