Em Sousa, gestão Helder Carvalho avança na proteção materno-infantil e disponibiliza vacina contra o VSR nas UBSs

Crédito da Imagem:

Pela primeira vez, as gestantes do município terão acesso, de forma totalmente gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), à vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos e bebês nos primeiros meses de vida

A Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou uma importante conquista para a proteção materno-infantil. Pela primeira vez, as gestantes do município terão acesso, de forma totalmente gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), à vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos e bebês nos primeiros meses de vida.

A disponibilidade da vacina marca um avanço significativo na política de prevenção e cuidado com a saúde das gestantes e crianças. A imunização estará acessível a partir da 28ª semana de gestação, permitindo que cada futura mãe ofereça ao bebê uma proteção extra ainda durante a gravidez. O imunizante age estimulando a produção de anticorpos que são transferidos para o feto, garantindo defesa já nos primeiros dias de vida, fase em que os riscos de complicações são maiores.

O primeiro lote do imunizante já foi recebido pela Rede de Frio do município, responsável pelo armazenamento adequado das vacinas. A Secretaria de Saúde informou que, na próxima semana, a distribuição será realizada para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), garantindo que o acesso seja amplo e descentralizado, alcançando gestantes de todas as regiões da cidade.

Na oportunidade, o prefeito Helder Carvalho comemorou a chegada da vacina e reforçou sua importância para a redução de casos graves de doenças respiratórias em bebês.

“Esta conquista representa mais segurança, cuidado e esperança para as mães e seus bebês, já que a vacina protege os recém-nascidos das graves complicações da bronquiolite, causada principalmente pelo VSR. É uma vitória para a saúde e para todas as famílias sousenses”, destacou.

QR Code

Comments

Legal notice:Any text posted on the internet through theNotícia Já, does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.