RG Único: entenda como vai funcionar a nova Carteira de Identidade

Crédito da Imagem: © Governo Federal

As instituições têm até 3 de março de 2023 para se adequarem à novidade, que passa a valer obrigatoriamente a partir do dia 6 de março de 2023

Na última quarta-feira (23), Jair Bolsonaro lançou a nova Carteira de Identificação, conhecida como RG Único. As instituições têm até 3 de março de 2023 para se adequarem à novidade, que passa a valer obrigatoriamente a partir do dia 6 de março de 2023. Mas, afinal, o que muda com esse decreto? A gente te explica!

O que muda?

No novo documento não vão mais constar os números do RG e do CPF, apenas deste segundo, umas vez que é único em todo território nacional e vale para a vida toda. A ideia é evitar fraudes e falsificações, uma vez que, hoje, uma pessoa pode ter até 27 números de RG e toda vez que perde a carteira precirar gerar um novo.

Por que a mudança?

Além da unificação facilitar as coisas e torná-las mais seguras, o documento terá uma versão digital, que poderá ser consultada através de um QR Code, mesmo que off-line. Ou seja, será mais difícil falsificar o RG. Ele também poderá ser usado em viagens internacionais, pois terá o código MRZ (Machine Readable Zone

), o mesmo emitido em passaportes. Apesar disso, o Governo Federal explica que a nova Carteira de Identificação deve ser aceita para entrar em países do Mercosul, mas que não substitui a emissão do passaporte.

O que fazer com o RG antigo?

Por ora, pode continuar com ele. Isso porque, para pessoas até 60 anos, o documento atual vale por mais 10 anos. Para a população acima de 60 anos, ele continua valendo por tempo indeterminado. A primeira emissão da certidão e a renovação da antiga serão gratuitas.

É preciso ter um CPF?

Facilita, mas não é uma obrigatoriedade. Se você não tiver um Cadastro de Pessoa Física, eles farão um na hora e emitirão na sequência o RG Único.

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.