Pré-candidatos Abel Sales e Helder Carvalho recebem carinho de...
Escola Municipal de Sousa realiza XV Jogos Internos 'Maria Estrela de Oliveira' (JIMEO); saiba mais

JIMEO – Jogos Internos “Maria Estrela de Oliveira” é um evento poliesportivo, social e cultural que, há 15 anos, une escola e comunidade numa parceria ímpar
Após dois anos sem a realização dos Jogos Internos “Maria Estrela de Oliveira” (JIMEO), devido à suspensão das aulas presenciais por conta da Pandemia do COVID-19, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Estrela de Oliveira, localizada no Distrito de Lagoa dos Estrelas, zona rural do município de Sousa, realizou, no período de 07 a 11 de novembro do corrente ano, a décima quinta edição do JIMEO, com cerimônia de encerramento e premiação no dia 16 de novembro.
Inicialmente, os referidos Jogos Internos limitavam-se à disputa de times de futebol entre as turmas matriculadas na escola. A partir do ano de 2007, através do professor de Educação Física da época, Bruno Albuquerque Gondim Cabral, o JIMEO adquire um novo formato, que vigora até hoje: integra todos os alunos matriculados na escola, ex-alunos, pais, mães, avôs e avós, funcionários e docentes da escola em atividades lúdicas e esportivas, mantendo vivo o vínculo entre a escola e as famílias dos alunos.
A partir de 2015, o professor Ênnio Karlos Muniz de Medeiros assumiu a realização do JIMEO e, em um trabalho em conjunto com toda a equipe escolar, aborda temas socioculturais e esportivos para que a chama da integração entre as equipes permaneça viva e não seja apagada no calor das disputas entre os módulos.
Neste ano de 2022, dentre as modalidades lúdicas (brincadeiras tradicionais infanto-juvenis) e esportivas, a exemplo voleibol, handebol, futsal, houve um torneio de robótica, integrando outras atividades educativas às esportivas. No final da tarde de ontem, 16, aconteceu a cerimônia de premiação ao módulo ganhador, contemplando a todos os alunos da equipe vencedora com medalhas, troféus e homenagens especiais.
Vale lembrar que o prédio da EMEIEF Maria Estrela de Oliveira ainda acolhe mais de 100 alunos da Escola Normal Estadual José de Paiva Gadelha (anexo), os quais participam ativamente de todas as atividades do JIMEO