Promotoria de Justiça de Sousa realiza audiência pública sobre abuso sexual de crianças e adolescentes

Evento do MPPB no município de Sousa
Evento do MPPB no município de Sousa
Crédito da Imagem: Portal Notícia Já

O evento aconteceu nesta terça-feira 24/01, na sede da OAB Subseção de Sousa

Na manhã desta terça-feira 24/01, a Promotoria de Justiça promoveu uma audiência pública sobre o tema “Abuso sexual de crianças e adolescentes: impactos no desenvolvimento, identificação de sinais e manejo psicoterapêutico”. O evento aconteceu no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Sousa, no sertão da Paraíba.

Aberta ao público, a audiência foi destinada a pessoas que atuam em setores da sociedade civil organizada e aos profissionais da Rede de Proteção de crianças e adolescentes, como os conselhos tutelares e centros de referência em assistência social (Cras e Creas) dos municípios de Sousa, Marizópolis, Nazarezinho, Aparecida, Santa Cruz, Lastro, São Francisco, Uiraúna, Poço Dantas, Joca Claudino, Vieirópolis e São José da Lagoa Tapada.

A audiência integra o Procedimento Administrativo, instaurado pela 2ª promotora de Justiça em substituição de Sousa, Fernanda Pettersen de Lucena (que atua na defesa da criança e do adolescente nos 12 municípios), em razão dos recorrentes casos aportados ao Ministério Público, de estupro de vulnerável em face de crianças e adolescentes, além de outras formas de violação à dignidade sexual de meninos e meninas.

Em entrevista a nossa reportagem, a representante do Ministério Público da Paraíba destacou o momento como extremamente importante, já que é um tema recorrente no âmbito da Promotoria da Infância. “Foi o momento de debater com a população acerca do tema, no intuito que todos possam entender o que consistem os crimes de estupro de vulnerável, além de disso, para que os profissionais da Rede de Proteção possam identificar uma criança ou adolescente que foi vítima de abuso. Também no encontro, discutimos as causas para que possamos obter resultados no sentido de proteção integral da criança e do adolescente”, acrescentou.

Palestrantes

A audiência pública contou com a participação dos psicólogos e professores do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MPG), Maíra Glória de Freitas Cardoso e Moisés de Andrade Júnior, para tratar do tema abuso sexual. Maíra é especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas, mestre em Saúde da Criança do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Neurociência pela UFMG. Moisés, por sua vez, é especialista em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mestre em Psicologia Clínica pela UFMG e professor da pós-graduação em Saúde Mental: políticas, clínica e práxis da PUC/MG.

Ainda estiveram presentes Dr. Fernando Êneas, defensor público; Dra. Patrícia Forny, delgada da Mulher; presidente da OAB – Subseção de Sousa, Ney Formiga e Sarah Olívia, que representou a 6ª Vara da Comarca de Sousa. Ainda estiveram presentes o prefeito de São José da Lagoa Tapada, Cláudio Antônio Marques (Coloral); Paulo César, gestor de Santa Cruz; Lucas Braga, prefeito de Marizópolis e Marcelo do Vale, gestor de Nazarezinho, além do vereador de Sousa, Roberto Freire e secretários municipais de munícipios da Comarca de Sousa.

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.