Na Câmara de São José da Lagoa Tapada, presidente Raimundo Filho...
Cineasta do sertão da Paraíba apresenta cartaz oficial de seu primeiro longa-metragem

“Esse trabalho é fruto de anos de luta, escuta, amizade e afeto. Viva o sertão que pulsa! Viva o cinema feito com raízes!”, celebrou o cineasta
O cineasta sertanejo Ramon Batista, natural do município de Nazarezinho, no sertão da Paraíba, apresentou com entusiasmo o cartaz oficial de Moagem, seu primeiro longa-metragem documental, fruto de 13 anos de dedicação ao registro da cultura nordestina.
Realizado pela produtora Caiçara Filmes, em parceria com a Filmes Urgentes e a Taquary Filmes, Moagem é uma imersão poética no Engenho de Rapadura do Cedro dos Luiz, ativo desde 1813, localizado em Nazarezinho. No centro da narrativa está Zizinha, figura emblemática que personifica a resistência cultural do sertão, mantendo viva a produção artesanal de rapadura em meio às engrenagens a vapor e às mudanças do tempo.
“Cresci dentro de um engenho. Desde pequeno me encantava com o vapor, as engrenagens, a cana virando rapadura. Esse universo me toca profundamente até hoje. Agora, tenho o privilégio de transformar essa memória viva em cinema”, declarou Ramon.
Moagem é mais que um documentário; é um canto de amor ao sertão, um elo entre passado e presente, exaltando as tradições, a memória e a força do povo do semiárido. A arte do cartaz, criada pela ilustradora @me.rabisque, traduz com sensibilidade a alma do filme.
“Esse trabalho é fruto de anos de luta, escuta, amizade e afeto. Viva o sertão que pulsa! Viva o cinema feito com raízes!”, celebrou o cineasta.