Ministério Público exige providências contra falta de soro antiescorpiônico e pede que Sousa tenha hospital de referência

Crédito da Imagem:

O tratamento específico é feito com soro antiescorpiônico, aplicado em ambiente hospitalar. Contudo, levantamento realizado pela promotoria constatou que Sousa não possui hospital de referência para esse tipo de atendimento

A 3ª Promotoria de Justiça de Sousa, representada pela promotora Fernanda Pettersen de Lucena, instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar a política pública de fornecimento de soros antivenenos no Sertão da Paraíba.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes com animais peçonhentos têm aumentado no Nordeste, em especial no período de calor e chuvas, quando os escorpiões estão em fase reprodutiva. Só na Paraíba, foram 10.611 notificações em 2024 e 6.516 casos em 2025, conforme registros do Datasus. Embora a maioria dos casos evolua bem, o risco de complicações graves e óbitos é maior em crianças menores de 10 anos e em idosos.

O tratamento específico é feito com soro antiescorpiônico, aplicado em ambiente hospitalar. Contudo, levantamento realizado pela promotoria constatou que Sousa não possui hospital de referência para esse tipo de atendimento. O mais próximo é o Hospital Regional Deodato Cartaxo, em Cajazeiras. Denúncias apontam, entretanto, que a unidade estaria sem o referido soro, obrigando pacientes a percorrer longas distâncias até Patos/PB, o que pode ser fatal em casos graves.

Diante da situação, o MP determinou que a Secretaria Municipal de Saúde de Sousa, no prazo de 10 dias:

Informe qual o protocolo e o fluxo de atendimento para acidentes com animais peçonhentos, especialmente escorpiões;

Em articulação com as Secretarias de Saúde de Cajazeiras e do Estado, verifique a procedência da denúncia sobre a falta de soro em Cajazeiras e avalie a possibilidade de que Sousa seja elevado a hospital de referência, por se tratar de cidade polo que atende municípios vizinhos;

Comprove a adoção de campanhas de orientação e conscientização da população sobre prevenção e controle de acidentes com escorpiões, sobretudo neste período de maior reprodução.

QR Code

Comments

Legal notice:Any text posted on the internet through theNotícia Já, does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.