Tempo de Vaqueiro: documentário de Ramon Batista é destaque no...
Em clima de comoção, familiares e amigos se despedem do radialista Barbosa da Silva, em Sousa

Durante o cortejo fúnebre, o carro da funerária com o corpo do comunicador fez uma parada em frente à Rádio Progresso 103 FM, emissora onde Barbosa construiu grande parte de sua trajetória profissional. Em seguida, o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal São João Batista, em Sousa
Na manhã deste sábado (20/09), familiares, amigos e admiradores deram o último adeus ao radialista Barbosa da Silva, que faleceu nesta sexta-feira (19/09), no Hospital Regional de Sousa (HRS), aos 79 anos.
Durante o cortejo fúnebre, o carro da funerária com o corpo do comunicador fez uma parada em frente à Rádio Progresso 103 FM, emissora onde Barbosa construiu grande parte de sua trajetória profissional. Em seguida, o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal São João Batista, em Sousa.
No campo santo, Antônio Tobias (Peito de Aço) proferiu palavras de homenagem, destacando a trajetória e a importância do radialista para a comunicação sertaneja. Em um momento de grande emoção, o sanfoneiro Spydo Rei executou a música “Naquela Mesa”, de Nelson Gonçalves – uma das preferidas de Barbosa e trilha sonora do seu programa dominical “Nelson e Seus Convidados”, na Progresso FM.
Breve histórico de Barbosa da Silva
O radialista Barbosa da Silva construiu uma das trajetórias mais longevas e respeitadas do rádio sertanejo. Em 4 de agosto de 2025, ele completou 59 anos de microfone, sendo 47 anos dedicados à Rádio Progresso de Sousa.
Sua carreira começou em 4 de agosto de 1966, em Sousa, no serviço de alto-falantes “A Voz da Cidade”, marco inicial de sua atuação na comunicação. Em 1º de agosto de 1973, passou a integrar a equipe da Difusora Rádio Cajazeiras, onde apresentou o Grande Jornal ao meio-dia e a Discoteca do Ouvinte nos períodos da manhã e da tarde, permanecendo até agosto de 1978.
No 1º de setembro de 1978, Barbosa da Silva iniciou seus trabalhos na Rádio Progresso AM de Sousa, emissora à qual dedicou décadas de sua vida profissional. Em 12 de abril de 1980, mesmo já não residindo em Cajazeiras, recebeu o título de Cidadão Cajazeirense, concedido pela Câmara Municipal.
Por vários anos, foi integrante do Sindicato dos Radialistas do Estado da Paraíba e, em 1995, eleito diretor social da Associação Paraibana de Imprensa (API). Pelos serviços relevantes prestados à sociedade sousense, recebeu da Câmara Municipal de Sousa a Medalha Comenda Julieta Pordeus.
Atualmente, Barbosa da Silva apresentava o programa “Nelson e Seus Convidados”, aos domingos, das 9h às 12h45, na Rádio Progresso FM. Na migração de frequência da emissora, seu programa foi o último a sair do ar na Progresso AM e o primeiro a estrear na Progresso FM — um símbolo de sua relevância para a história do rádio local.