Com apoio da OAB – Subseção de Sousa, advogados realizam manifesto em frente ao Fórum e cobram mais juízes para a Comarca de Sousa
O ato teve como objetivo chamar a atenção para a falta de juízes na Comarca, situação que, segundo os profissionais, vem comprometendo o andamento dos processos e gerando atrasos significativos na prestação jurisdicional
Na manhã desta quinta-feira, advogados promoveram um manifesto em frente ao Fórum Dr. José Mariz, em Sousa. O ato teve como objetivo chamar a atenção para a falta de juízes na Comarca, situação que, segundo os profissionais, vem comprometendo o andamento dos processos e gerando atrasos significativos na prestação jurisdicional.
Em entrevista à nossa reportagem, o presidente da OAB – Subseção de Sousa, Ney Formiga, destacou que a entidade tem buscado junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) uma solução para o problema.
“Estamos enfrentando a falta de três juízes nas 4ª, 5ª e 7ª Varas. Já chegamos a ter ainda mais varas sem magistrados. Nosso objetivo é que tenhamos juízes de forma efetiva na Comarca, e não apenas de passagem, que venham a Sousa por pouco tempo e depois se desloquem para outras cidades. Somos uma Comarca de 3ª Entrância, portanto, tudo deveria ser mais célere, mas não é isso que está acontecendo. A sociedade perde, os advogados também perdem. Por isso, conclamamos o TJPB a preencher as vagas, mas não apenas publicando edital; queremos uma resolução que garanta a permanência mínima dos juízes, com tempo de efetividade em Sousa”, afirmou Ney Formiga.
Por sua vez, a secretária-geral da OAB – Subseção de Sousa, Nyvia Sonnara, ressaltou que a ausência de juízes na Comarca ultrapassa o mero aborrecimento e a morosidade processual.
“É um problema que atinge a sociedade como um todo. A falta de magistrados sobrecarrega os juízes titulares que aqui estão, obrigados a responder não apenas pelos processos de suas próprias varas, mas também pelas que se encontram sob substituição”, explicou Nyvia Sonnara.







