Profetas das Chuvas apontam boa quadra chuvosa para 2026 em encontro cultural realizado em Bom Jesus, no Alto Sertão da PB

Crédito da Imagem:

Durante o encontro, os profetas das chuvas compartilharam experiências e observações baseadas em sinais da natureza que, tradicionalmente, indicam a perspectiva de uma boa ou má quadra chuvosa.

A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na manhã do último sábado, dia 17, o II Encontro dos Profetas das Chuvas. O evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu agricultores, comerciantes, empresários, professores e agentes políticos em um momento de troca de saberes e valorização da cultura popular.

Durante o encontro, os profetas das chuvas compartilharam experiências e observações baseadas em sinais da natureza que, tradicionalmente, indicam a perspectiva de uma boa ou má quadra chuvosa.

De acordo com Jocerlan Guedes, idealizador e coordenador do evento, essas práticas são antigas, transmitidas de geração em geração, e se fundamentam na observação do comportamento de animais, insetos como formigas, aves, árvores e outros elementos naturais que ajudam a prever a ocorrência de chuvas. 

Este ano, o encontro contou com a presença de uma comitiva do município de Quixadá (CE), liderada pelo professor Hélder Cortez e por Hélder Erasmo Barreira. Idealizador do evento naquela cidade cearense, Hélder destacou que a iniciativa completa 30 anos em janeiro de 2026. Segundo ele, que também atua como profeta, as previsões indicam uma boa quadra chuvosa, com possibilidade de índices acima da média regional.

Ainda conforme os levantamentos apresentados, os primeiros meses de 2026 deverão ser marcados por boas chuvas, com expectativa de regularidade ao longo do primeiro semestre e início do segundo.

Ao falar à imprensa, a prefeita Denise Bayma ressaltou a forte relação da gestão municipal com o campo e destacou que as políticas públicas desenvolvidas para o setor refletem esse compromisso. Diante da relevância e do crescimento do evento, a gestora anunciou que irá garantir a inclusão do Encontro dos Profetas das Chuvas no calendário oficial de eventos do município, passando a ser realizado no último sábado do mês de dezembro.

“Quero parabenizar a todos os que organizam e participam deste evento, que representa a preservação da nossa cultura. Dialogar com quem produz é sempre um momento especial. Enquanto gestão, estaremos prontos para apoiar as tradições e, sim, incluir esse encontro no calendário oficial do município”, afirmou a prefeita.

Para Jocerlan Guedes, o evento cumpriu seu propósito ao reunir pessoas do campo e também participantes de diferentes áreas de formação, promovendo a troca de conhecimentos empíricos que representam os costumes do povo nordestino. Ele destacou ainda que a inclusão do encontro no calendário municipal abre espaço para fortalecer a agricultura familiar e transformar o evento em uma vitrine para o setor.

“No calendário, pretendemos incluir atrações culturais como forrozeiros, violeiros e atividades integradas com áreas como a educação, para que crianças e jovens conheçam e valorizem nossas tradições”, explicou.

O encontro contou ainda com a participação de profetas das cidades de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, São João do Rio do Peixe e Ipaumirim (CE), com representação da Ematerce, fortalecendo o intercâmbio regional de saberes e experiências.

Fotos: Emanuela Almeida

QR Code

Comments

Legal notice:Any text posted on the internet through theNotícia Já, does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.