Secretário Lindolfo Pires garante Almeidão em plenas condições’ para sediar jogos do Paraibano

Crédito da Imagem:

A situação foi detalhada pelo secretário executivo de Esportes da Paraíba, Lindolfo Pires, em entrevista ao programa Correio Debate, nesta sexta-feira

A decisão do Botafogo-PB de mandar a partida de estreia na temporada 2026 fora de João Pessoa trouxe ainda mais à tona o debate sobre as condições do gramado do Estádio Almeidão nesse início de ano. Apesar de o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, garantir que o campo estaria apto para receber o confronto, o clube alvinegro optou por levar o duelo contra o Esporte de Patos para o Frasqueirão, em Natal, neste domingo, às 9h.

A situação foi detalhada pelo secretário executivo de Esportes da Paraíba, Lindolfo Pires, em entrevista ao programa Correio Debate, nesta sexta-feira. Segundo ele, existe um trabalho contínuo de recuperação do gramado, iniciado ainda após o encerramento dos jogos de 2025 e intensificado depois dos eventos musicais realizados no estádio nos meses de outubro, novembro e dezembro.

“Após os últimos jogos do ano passado (2025), nós temos uma empresa que é contratada anualmente para fazer a manutenção e toda a preparação do gramado. É um serviço especializado, com profissionais que estudam como recuperar e como planejar esse processo. Tudo isso, ao longo do tempo, foi sendo feito de show após show”, explicou.

De acordo com Lindolfo, houve um cronograma específico para garantir que o Almeidão estivesse em condições de jogo no dia inicialmente marcado para a estreia do Botafogo-PB. Porém, o secretário também rebateu críticas de que a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) teria iniciado os trabalhos apenas após os eventos.

“Muita gente acha que a Sejel começou a trabalhar ontem, ou apenas depois do show, mas não. Existe todo um processo contínuo que vem sendo realizado. Foi elaborada uma programação para que, no dia 17, o gramado do Almeidão pudesse estar em condições para que os times pudessem praticar uma boa partida”, destacou.

Sobre o aspecto visual do campo, alvo de críticas, o secretário explicou que a coloração do gramado é consequência da renovação recente.

“A grama é nova, por isso está nesta cor. Mas é grama nova. O que está acontecendo não é só em João Pessoa. O Palmeiras e o Bahia, por exemplo, também não vão jogar em casa por causa das manutenções”, comparou.

Apesar de garantir que o estádio tinha condições de receber a partida, Lindolfo reforçou que a decisão final coube ao clube.

“O Botafogo-PB, por livre e espontânea vontade, é o dono do mando de campo. Ele joga e pode fazer essa opção. Há condições de jogo no Almeidão. Agora, por opção do Botafogo-PB, eles decidiram jogar fora. Eu respeito essa decisão e não estou aqui para questioná-la”, disse.

Lindolfo também esclareceu que as empresas responsáveis pelos shows realizados no estádio arcaram com os custos da recuperação do gramado.

“Essa parte (do gol do lado do bairro Cristo) que ainda está danificada é onde ficou o palco, a área mais crítica. Elas pagaram o aluguel e também pagaram toda a grama que precisou ser recolocada. Arcaram com essa despesa e foram, sim, penalizadas com essa situação”, explicou.

Por fim, o secretário garantiu que o Almeidão não deverá mais ser alugado para grandes eventos enquanto o Botafogo-PB estiver em competições oficiais.

“Enquanto o Botafogo-PB estiver disputando competições, jamais o estádio será alugado. O Governo já tem toda uma programação para, caso o clube suba da Série C para a Série B, entregar um Almeidão ainda melhor”, concluiu.

QR Code

Comments

Legal notice:Any text posted on the internet through theNotícia Já, does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.