Nazarezinho recebe o Cariri Cangaço 2026 e reafirma seu protagonismo, na história do cangaço no Sertão Paraibano

Crédito da Imagem:

O município se destaca nesse contexto por sua relação direta com a trajetória do cangaceiro Chico Pereira, personagem emblemático da história sertaneja

Nazarezinho (PB) será, no próximo dia 07, um dos centros de referência da memória nordestina ao receber o Cariri Cangaço, evento de alcance regional e nacional que coloca em evidência os municípios que foram cenários marcantes do cangaço no Sertão Paraibano.
 
A Prefeitura Municipal de Nazarezinho, através da Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Meio Ambiente apoiam integralmente este grande evento cultural, que reafirma a importância da nossa cidade, neste importante cenário de um tema que desperta tanto interesse a pesquisadores, escritores e estudiosos do cangaço. 

O município se destaca nesse contexto por sua relação direta com a trajetória do cangaceiro Chico Pereira, personagem emblemático da história sertaneja. Nazarezinho abriga a lendária Fazenda Jacu, espaço histórico diretamente associado a esse período e tombado pelo IPHAEP, cuja casa histórica permanece preservada, resistindo às ações do tempo como um verdadeiro marco da memória regional.

A realização do Cariri Cangaço em Nazarezinho reafirma o compromisso do município com a preservação do patrimônio cultural, o fortalecimento da identidade sertaneja e a valorização da história como instrumento de educação, turismo cultural e desenvolvimento local. O evento reúne pesquisadores, escritores, estudiosos, memorialistas e entusiastas do tema, promovendo debates, visitas técnicas e atividades que ampliam a compreensão sobre o cangaço e seus desdobramentos sociais, políticos e culturais.

Mais do que um encontro acadêmico e cultural, o Cariri Cangaço é um movimento de salvaguarda da história viva do Nordeste, promovendo o diálogo entre memória, território e pertencimento. Em Nazarezinho, esse movimento encontra solo fértil, tradição e um patrimônio histórico que continua a narrar, em silêncio, as histórias do Sertão.
 

PROGRAMAÇÃO:

09:00h Visita à Fazenda Jacu e a Casa de Chico Pereira, bem tombado pelo IPHAEP, para aposição de placa, consagrando-o como LUGAR DE MEMÓRIA.

11:00 h - Visita à Rua Velha - Local da Antiga Bodega do Coronel João Pereira.

A partir das 11:15 h acontecerão Entregas de Comendas, Palestra e Lançamento de Livro, no Auditório da Escola Maria do Carmo Mendes Pedroza.

Na oportunidade receberão as COMENDAS: o Prefeito Marcelo Vale, a Primeira Dama Andressa Roberto, o Secretário de Cultura Sebastião Sarmento Braga, a Secretária de Ação Social Virgínia Leite, o Cineasta Ramon Batista, as Ativistas Culturais Helena Pereira e Iris Mendes Medeiros. Em seguida o Professor Wesley Rodrigues, Conselheiro do CARIRI CANGAÇO, fará uma Conferência com o Tema: "CONHECENDO O CANGACEIRO CHICO PEREIRA" e finalizando o encontro, acontecerá o lançamento do Livro "A SAGA DO SARGENTO CLEMENTINO QUELÉ", do Conselheiro do Cariri Cangaço José Tavares Neto.
Serviço:
📍 Evento: Cariri Cangaço – Nazarezinho
📅 Data: 07
📌 Local: Nazarezinho – PB

QR Code

Comments

Legal notice:Any text posted on the internet through theNotícia Já, does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.