Fotógrafo Ramon Batista, de Nazarezinho, lança exposição fotográfica 'MOAGEM' em Mossoró

Crédito da Imagem:

Mostra reúne dez anos de registros dos engenhos de Nazarezinho e apresenta um olhar poético e sensível sobre a produção de rapadura

O fotógrafo e cineasta Ramon Batista, de Nazarezinho, no sertão da Paraíba, lança amanhã, terça-feira, 25 de agosto, às 17h, a exposição fotográfica “MOAGEM”, na Pinacoteca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

“MOAGEM” é resultado de dez anos de registros fotográficos realizados por Ramon Batista nos engenhos de Nazarezinho. Ao longo desse período, o fotógrafo acompanhou de perto o cotidiano da moagem, registrando trabalhadores, paisagens, ferramentas, gestos e diferentes momentos da produção artesanal da rapadura.

O resultado é uma imersão poética e sensível no universo dos engenhos, construída pelo poder da fotografia de transportar o espectador para o lugar onde tudo acontece. As imagens convidam o público a entrar nesse universo e experimentar, através do olhar, a atmosfera dos engenhos e a força de uma tradição que atravessa gerações.

Mais do que documentar a produção da rapadura, Ramon busca revelar as histórias, os afetos e a relação das pessoas com o trabalho e com a terra. O calor da fornalha, a cana-de-açúcar, a fumaça, as mãos dos trabalhadores e os antigos engenhos compõem uma narrativa visual sobre a cultura e a memória do sertão.

A exposição apresenta um Sertão que pulsa entre tradição e beleza, convidando o público a entrar em um território afetivo e profundamente humano. É uma viagem visual aos engenhos de Nazarezinho, onde o tempo parece seguir outro ritmo e onde conhecimentos transmitidos entre gerações continuam vivos.

A exposição foi selecionada por meio de edital de ocupação do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), possibilitando que um trabalho construído durante uma década possa chegar a novos públicos e ocupar importantes espaços de difusão cultural.

Agora, ao chegar à Pinacoteca da UFERSA, em Mossoró, “MOAGEM” promove um encontro entre a cultura do sertão paraibano e o público potiguar, levando para além das fronteiras de Nazarezinho as histórias, os rostos e as memórias dos engenhos.

A vernissage acontece amanhã, terça-feira (25), às 17h, na Pinacoteca da UFERSA, em Mossoró (RN).

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.