Cantora e compositora potiguar, Symara Tâmara, lançará seu EP em show no Teatro Multifuncional do CCBNB, em Sousa

Capa oficial do EP da cantora e compositora, Symara Tâmara
Capa oficial do EP da cantora e compositora, Symara Tâmara
Crédito da Imagem: Assessoria

O show acontece no dia 09/12, às 19h, no Teatro Multifuncional do CCBNB, em Sousa/PB, com entrada franca (ingressos retirados 1h antes do show)

O tempo existe mesmo ou é uma invenção humana para que sua passagem pela Terra não se perca? Seríamos uma invenção do tempo? Aí vem a ideia de ontem - hoje - amanhã, será que a vida se resume mesmo a esses advérbios? A história da humanidade tem sua razão de ser na passagem do próprio tempo, é nele que reside sua lógica – exatamente na sua forma crono(lógica). Entregamos nossas angústias – e também nossas esperanças e expectativas mais íntimas - ao tempo, esse substantivo abstrato, que cada um tenta personificar à sua maneira. Vinte anos se passaram, nessa demarcação lógica do tempo, e eis que surge “Tempo”, primeiro EP da carreira da cantora Symara Tâmara, que é o marco final das comemorações de vinte anos de sua trajetória musical.

 “Tempo” é, na verdade, o título de uma das faixas do EP. A canção escolhida para intitular o trabalho vem originalmente do poema “Ribeira”, publicado no livro Peregrina, da poetisa potiguar Kalliane Amorim, carinhosamente musicado, por Symara Tâmara, num envolvimento de muita sensibilidade, sobretudo humana. A cantora afirma que a passagem de vinte anos de experiências artístico-musicais foi fundamental para seu amadurecimento, como artista e como ser humano, sendo essa uma razão para celebrar esse momento com uma homenagem ao tempo.

 O EP “Tempo” conta com seis canções em seu set list, feitas por Symara em parceria com outros compositores, entre eles, seu esposo e produtor César Guimarães, e ainda canções de outros compositores com quem a cantora firmou parceria ao longo de sua trajetória musical. São canções que falam de amor, questões sociais, reflexões sobre a relação do ser humano com o tempo e com suas memórias afetivas. E mais, algumas delas têm rendido à cantora premiações em diversos festivais de música no Brasil, como a canção “Florescer”, parceria de César Guimarães com a cearense Gabriela Mendes, com a qual Symara ficou entre as vinte melhores canções no I Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste (CE) e no Prêmio Fomento à Cultura Potiguar (RN), em 2019, sendo o primeiro single lançado pela cantora nas plataformas digitais e seu primeiro videoclipe, que está em seu canal no Youtube; a canção “Pixote”, do paraibano Ninor Freitas, com a qual Symara ficou entre os doze finalistas no I Festival da Música de Fortaleza (CE),
depois de ter concorrido com mais de 300 canções de todo o Brasil, em 2018, e ainda a canção “Pescador de poesia”, do também paraibano Emiliano Pordeus, com a qual ficou em segundo lugar no I FESTMUS – I Festival de Música Sousense, em 2021. 

 “Tempo” traz canções nos mais variados gêneros musicais, passando pelas influências musicais da cantora, e ainda a produção musical e arranjos de Jubileu Filho, um dos maiores nomes da música potiguar. Duas faixas foram produzidas por outros dois nomes importantes da cena musical, como o maestro Gideão Lima, com a canção “Pixote” e o paraibano Rodrigo Silva, com a canção “Pescador de poesia”. As canções contam com participações do Candeeiro Jazz, Kleber Moreira e Chico Bethoven (Percussão), Carlinhos Batera e Beto Preah (bateria), arranjos de metais de Gleferson Lima, Berg
Silva, Chico Bethoven e Jubileu Filho (também com arranjos de cordas e piano). “Tempo” contou com os estúdios Beju Produções (Natal/RN), Sonora Pro Music (Mossoró/RN e Gota Sonora (João Pessoa/PB) e Iji beat (Fortaleza/CE) para ser finalizado.

 O EP será lançado no próximo dia 09 de dezembro nas plataformas digitais, mas ficará disponível para pré-save até a data anterior. “Tempo” conta com distribuição da Tratore, produções executiva e artística assinadas pela Acunha Produções e é um projeto realizado com recursos da lei Aldir Blanc, através da Prefeitura Municipal de Mossoró.

CCBNB de Sousa-PB recebe show de lançamento do EP “Tempo” - A convite do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Sousa (PB), a cantora Symara Tâmara realiza show de lançamento do EP “Tempo”, que é composto de seis canções autorais da cantora em parcerias com outros compositores, com destaque para composições de autores sousenses neste que é seu primeiro trabalho autoral gravado, comemorativo aos seus vinte
anos de trajetória musical. Em seu EP, Symara apresenta um repertório em variados gêneros, com canções que trazem do regional às raízes da música afrobrasileira, e embora seu trabalho conte com todo aparato de elementos percussivos, de cordas e metais e com produção musical do músico potiguar Jubileu Filho, a cantora se apresenta no CCBNB num formato mais intimista, acompanhada por seu produtor musical Jubileu Filho ao
violão, trazendo a essência de seu disco nas suas interpretações para o formato acústico, trazendo ainda, além de seu trabalho autoral, canções da MPB que marcam sua carreira.



O show acontece no dia 09/12, às 19h, no Teatro Multifuncional do CCBNB, em Sousa/PB, com entrada franca (ingressos retirados 1h antes do show).

Sobre Symara Tâmara

 Artista potiguar nascida em Natal, mas sempre residente em Mossoró, que permeia pelos campos da música, da literatura, da educação e da pesquisa. Tem formação acadêmica e mestrado em Letras pela UERN, membro da AFLAM e ALAMP.

 Na literatura, É autora do livro de poemas O zênite da inspiração (2000), Antônio Francisco: tradição e modernidade – uma poética da memória (2015), e nesse momento está preparando três publicações, uma de poesia (Infinita tarde finda), e duas de pesquisa na área de literatura: Antônio Francisco vai à escola – um relato de experiência com a obra antoniana em sala de aula e Reflexões e fluxos sobre literatura, com previsão de lançamento ainda para 2021 através da lei Aldir Blanc do RN e do município de Mossoró.

Na música, vem trabalhando desde 2001, cantando na noite e em bandas de rock e de baile de Mossoró, se destacando em projetos musicais dentro dos maiores eventos da cidade e do estado.

Venceu o tradicional concurso A mais Bela Voz em 2006, concorrendo com mais de 800 candidatos de todo o RN, e desde então vem firmando seu nome na música potiguar com projetos musicais temáticos em eventos como Mossoró Cidade Junina, Assembleia Cultural (Natal-RN),
Câmara Cultural.

Também apresentou canções de seu projeto autoral em projetos como Canto Potiguar (2008), Projeto Seis & Meia (2010) e Abertura do Espetáculo Chuva de Balas (2011), e participou de projetos como Tributo a Clara Nunes, Elas cantam Brega, MPB Petrobrás, Sacolão Cultural e
polos do Mossoró Cidade Junina.

Representou o estado do RN em festivais nacionais (Festival da Música de Fortaleza e Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste) e instituições culturais nacionais (CCBNB Sousa-PB).

Abriu shows de artistas nacionais e internacionais, como Quarteto em CY, João Bosco, Nando Reis e Modulatus Project (Iury Matias – RN e Laura Rui – Portugal).

Em 2020, lançou o primeiro single de seu trabalho autoral “Florescer”, nas plataformas digitais e em janeiro de 2021 lançou seu primeiro videoclipe, da referida canção.

Em 2021, completa vinte anos de trajetória musical e em comemoração lança seu primeiro EP intitulado “Tempo”, com seis canções autorais, através da lei Aldir Blanc pelo município de Mossoró, em todas as plataformas digitais.

É professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual de ensino do RN.

Contatos e mais informações:
Acunha Produções: (84) 99120-2706 (whats app)

Symara Tâmara: (84)98843-3357

symaracontato .com
Redes sociais:
Instagram:
 
Facebook: Symara Tâmara
Canal no Youtube:

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.