ACS’s e ACE’s da Secretaria de Saúde de Sousa estão recebendo qualificação profissional através de Curso Técnico

Crédito da Imagem:

Além do conhecimento que cada profissional está adquirindo, os ACS’s e ACE’s receberam kits adquiridos pela SMS para o desempenho de suas atividades diárias

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Sousa, no sertão da Paraíba, estão participando de uma importante qualificação profissional.

Através do Projeto “Saúde com Agente”, uma parceria da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Ministério da Saúde e Conasems, está sendo oferecido curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os ACS’, além do curso Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias, para os ACE’s.
Conforme informações, os profissionais sousenses estão recebendo conhecimentos através de plataforma digital, que na oportunidade, já tiveram as aulas teóricas, sendo que agora iniciou a parte prática dos Cursos Técnicos.  

Além do conhecimento que cada profissional está adquirindo, os ACS’s e ACE’s receberam kits adquiridos pela SMS para o desempenho de suas atividades diárias. 

O Programa Saúde com Agente – iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do País.

A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

 

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.