Núcleo do vcan se desloca do norte do Nordeste, e aumenta a probabilidade de chuvas na região

Crédito da Imagem:

O estudioso também previu chuvas acima da média em janeiro no setor norte do Nordeste, algo que poderá se confirmar

O núcleo do vórtice ciclônico de altos níveis se deslocou dos estados do setor norte do Nordeste, com isso a probabilidade de chuva poderá aumentar no interior da Paraíba, Pernambuco, Rio grande do Norte e Ceará nos próximos dias, avalia o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar.

As regiões que estão sob a influência do olho ou núcleo do vórtice registram no máximo chuva bem isolada, e na maioria das vezes predominam as condições de céu claro com poucas nuvens afirma o estudioso. Já as regiões que ficam sob a influência da periferia e da borda leste do vórtice costumam registrar chuvas, desde que haja um outro sistema meteorológico de larga escala que forneça umidade para o mesmo. Os mencionados estados agora estão sob a influência da periferia do vórtice, e com isso as chances de chover nos próximos dias poderão ser maiores.

Dessa forma, desde o início de janeiro o interior dos estados citados acima estava sob a influência do olho ou núcleo do vórtice ciclônico, a partir do dia 11 conforme previu o estudioso Rodrigo Cézar, as chuvas isoladas iriam retornar ao setor norte do Nordeste, e aos poucos as condições para chuva na região iriam aumentar, previsão confirmada.

O estudioso também previu chuvas acima da média em janeiro no setor norte do Nordeste, algo que poderá se confirmar. 

Rodrigo Cézar convida a se inscrever em seu canal: 

https://www.youtube.com/@fisicoemeteorolog.rodrigocezar/featured 

Imagem de satélite: CPTEC/INPE: 11 horas da manhã de 15 de janeiro de 2023 

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.