Mais Médicos: novo edital tem 46 vagas com inscrições abertas na...
Atleta paralímpica Yasmin Gabrielly participa de Roda de Conversa no CER IV, em Sousa
O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira 05/05
Na manhã desta segunda-feira 05/05, no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), em Sousa, no sertão da Paraíba, foi realizada uma inspiradora Roda de Conversa com o tema "Os Desafios e as Recompensas na Vivência da Paraolimpíada".
O evento contou com a presença especial da atleta paralímpica paraibana Yasmin Gabrielly Santos Martins, acompanhada de sua mãe Silvânia, e de seu técnico Josemário Silva, mais conhecido como Neguinho de Picuí.
A mesa de abertura do evento foi composta Márcia Virgínio, diretora-Geral do CER IV; Silvia Juvenal, educadora Física do CER IV; Bruna Veras, secretária de Educação de Sousa; Luciano Caetano; vereador do município de Bom Sucesso, professor Josemário Silva (Neguinho de Picuí), coordenador do Programa Paraíba Paralímpica – Polo Picuí e técnico de atletismo paralímpico; Yasmin Gabrielly, atleta paralímpica de atletismo em cadeira de corrida; Silvânia, mãe de Yasmin; Andrea Abrantes, representando a Scretaria de Assistência Social de Sousa; Fátima Batista, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Aula Luana, representando os voluntários da Associação MoveMentes; Gisela Vieira, diretoria da Associação MoveMentes e Carolina de Meneses, presidente do CMDCA e da Associação MoveMentes.
O evento também contou com a presença do secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, Lindolfo Pires, e do secretário de Esporte e Lazer de Sousa, Marcus Vinícius, que reforçaram o compromisso das gestões estadual e municipal com o incentivo ao esporte adaptado. As conselheiras tutelares Helena Cristina e Ivoneide Mariz também marcaram presença, reafirmando a importância da proteção dos direitos das crianças e adolescentes com deficiência.
Durante sua fala, a diretora Márcia Virgínio destacou a importância da inclusão por meio do esporte, utilizando a história de Yasmin como um exemplo inspirador. “Yasmin nos mostra que quando há apoio, oportunidade e coragem, as barreiras podem ser superadas. O esporte é um instrumento transformador, e aqui no CER IV seguimos firmes nesse propósito de inclusão e valorização da pessoa com deficiência”, afirmou.
A secretária de Educação de Sousa, Bruna Veras, parabenizou a organização do evento e destacou o exemplo de superação dado por Yasmin e o compromisso do técnico Josemário. “É emocionante ver a trajetória de Yasmin, que inspira não só outros atletas, mas toda a sociedade. E esse resultado só é possível com o empenho e dedicação de profissionais como o técnico Neguinho, que acredita no talento e no futuro desses jovens”, destacou.
A presidente do CMDCA e da Associação MoveMentes, Carolina de Meneses, também reforçou a relevância do encontro: “Eventos como este são fundamentais para dar visibilidade às potencialidades das pessoas com deficiência. A história de Yasmin nos motiva a continuar lutando por políticas públicas que garantam inclusão, acessibilidade e respeito à diversidade humana”, declarou.
Já o técnico Neguinho de Picuí falou sobre seu trabalho de formação de atletas paralímpicos e destacou a importância de acreditar no potencial das pessoas com deficiência. “Trabalhamos com dedicação, acreditando que cada pessoa tem um talento a ser descoberto e desenvolvido. É preciso acreditar. E fico muito feliz em anunciar que Sousa em breve terá seu próprio Polo Paralímpico, onde poderemos revelar muitos outros atletas como Yasmin”, anunciou, sob aplausos do público.
Em um dos momentos mais emocionantes da manhã, Silvânia, mãe de Yasmin, destacou a importância do apoio familiar na trajetória dos filhos com deficiência. “É fundamental que nós, pais, acreditemos nos nossos filhos, mesmo quando o mundo duvida. Foi acreditando na Yasmin que vimos ela se transformar, ganhar confiança, autonomia e hoje representar a Paraíba com tanto orgulho. Cada conquista dela é uma vitória nossa também”, declarou.