OLED ou QLED: qual é a melhor tecnologia de tela para smart TV?

Crédito da Imagem:

Ao longo dos anos, elas vêm disputando uma parcela valiosa de clientes dentro e fora do Brasil, sempre utilizando como diferencial a tecnologia presente no painel de suas televisões

O mercado de smart TVs possui dois grandes players: a Samsung e a LG. Ao longo dos anos, elas vêm disputando uma parcela valiosa de clientes dentro e fora do Brasil, sempre utilizando como diferencial a tecnologia presente no painel de suas televisões. A Samsung tenta promover o QLED e a LG busca alavancar o OLED. Mas qual é melhor para você?

Em volta de toda essa tecnologia, os consumidores podem ficar confusos na hora de distinguir qual é o painel mais avançado e quem ganha o embate "OLED vs QLED". Quer saber qual é a melhor tela? Então, confira em detalhes nessa matéria completa.

Tecnologias nas telas das smart TVs

Antes de definirmos qual é o melhor tipo de tela presente no mercado de televisores da atualidade, é importante destacar algumas características sobre os principais modelos existentes. Afinal, até chegarmos nessas tecnologias, muitas outras precisaram existir — e ainda estão em uso.

A telas LED possuem pequenos pontos que emitem luz — que podem ser chamados de sub pixels — em cores específicas, sendo elas o vermelho, verde e azul — ou RGB. A soma dessas repartições é que forma um pixel. E esses mini blocos distribuídos por todo o painel para serem responsáveis pela real de imagens.

Porém, as TVs e monitores com essa tecnologia não dependem apenas desses pontos para que a luz chegue corretamente para as nossas vistas. Por isso, é preciso uma estrutura luminosa ao fundo para se combinar com os pontos coloridos e fazer as imagens ficarem com diversas tonalidades.

Algo que é importante destacar diz respeito às cores que esse bloco maior de luzes de LED pode possuir, pois normalmente é branco ou azul. Já a nitidez da imagem vai depender do espaçamento entre esses pixels, pois, quanto mais espaçados, menor é a qualidade emitida pelo display. O ideal é que esse intervalo seja entre 10 nm e 16 nm.

 

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.