Inscrições para o Enem 2023 começam nesta segunda-feira; veja o passo a passo

Crédito da Imagem: Educa Mais Brasil

Neste ano, o Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. O edital com o cronograma e as regras foi publicado no início do mês

Começa nesta segunda-feira (5), e vai até o dia 16 de junho, o período de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que é a principal forma de ingresso no ensino superior do país. Os candidatos que não solicitaram o pedido de isenção de taxa ou não tiveram o pedido aceito devem realizar o pagamento de R$ 85 até o dia 21 de junho.

Neste ano, o Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. O edital com o cronograma e as regras foi publicado no início do mês e pode ser acessado aqui.

Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto também detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.

Passo a passo da inscrição

A inscrição é realizada completamente online na página do participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do login do Gov.brVeja, abaixo, como fazer:

• Acesse a página do participante
• Faça o login por meio do Gov.br. Se não tiver cadastro, basta criar um e retornar à página do participante
• Clique em “inscrição”
• Siga as instruções para completar a etapa de segurança do Inep
• Informe os dados pessoais para a inscrição (CPF, data de nascimento, sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, naturalidade e CEP)
• Se não precisar de nenhum atendimento especializado, clique em “não preciso”
• Se precisar de atendimento especializado, clique em “preciso” e informe a sua condição, necessidade ou deficiência. O sistema vai dizer quais os recursos disponíveis. Além disso, será necessário anexar documentos que comprovem a necessidade de atendimento
• Se preciso, escolha a língua estrangeira. Estarão disponíveis inglês e espanhol
• Informe a sua escolaridade. Aqueles que escolherem as opções “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio” participarão como treineiros
• Preencha o questionário socioeconômico de 25 perguntas
• Informe o celular e o email, necessários caso o Inep precise entrar em contato
• Escolha a cidade e o estado em que deseja realizar a prova. Não é possível escolher o local (escola), apenas o município
• Confirme seus dados ao clicar em “confirmo a opção de língua estrangeira, modalidade e município de prova para a realização do exame”

É de responsabilidade do candidato acompanhar o andamento da inscrição e a divulgação do local de prova, que é informado por meio do cartão de confirmação da inscrição, que também contém o número de inscrição, a data e o horário do exame.

Saiba como pagar

Após a inscrição, aqueles que não foram contemplados com a isenção de taxa devem realizar o pagamento de R$ 85. É necessário acessar a página do participante novamente para gerar a guia de recolhimento da União (GRU).

Serão apresentadas no site as opções de pagamento: boleto, Pix ou cartão de crédito.

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.