Aneel diz que conta de luz deve subir 5,6% em 2024

Crédito da Imagem:

No ano passado, a agência reguladora disse que a alta seria de 6,8%, mas o aumento efetivo foi de 5,9%

O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, afirmou nesta 2ª feira (22.jan.2024) que a conta de luz dos brasileiros deve crescer 5,6% neste ano. O valor para 2024 supera o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), estimado para 3,9%. No ano passado, a agência reguladora disse que a alta seria de 6,8%, mas o aumento efetivo foi de 5,9%.

Feitosa citou algumas razões para a previsão. Dentre elas, estão o aumento da rede de energia –impulsionada pela “expansão natural” do país– e “encargos setoriais”, definidos pelo governo e pelo Congresso Nacional.

A declaração foi dada em entrevista à CNN, depois de ser questionado sobre o impacto da fortes chuvas que atingiram principalmente os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul nas últimas semanas e deixaram parte da população sem energia.

Segundo Sandoval, sempre que há a interrupção de fornecimento de energia, o consumidor é ressarcido e as empresas responsáveis pela falta do serviço recebem multas administrativas. O diretor-geral também declarou que a agência reguladora está fiscalizando empresas responsáveis pelos serviços de distribuição.

“Quando nós fazemos um retrato dos últimos 5 anos, as multas aplicadas a essas empresas foram bem elevadas”, disse. “Desde o 1º momento, a Aneel atuou com vigor, atuou cobrando ações das empresas, e, ao longo de todos esses anos, foram aplicadas multas bastante elevadas”. 


 

 

Fonte: Poder360

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.