Pré-candidato a deputado federal, Fábio Tyrone, participa de festa...
Em meio à crise por metanol, setor de bares tem quedas nas vendas na Paraíba

Na comparação com o mesmo período de 2024, o recuo foi de 3,9% e acontece após três meses de estabilidade
O setor de bares e restaurantes na Paraíba registrou uma queda nas vendas em setembro, segundo dados do índice Abrasel-Stone. Em setembro, na comparação anual, o estado teve um recuo de 7% – a quinta maior queda do país. O cenário acontece em meio aos casos de intoxicação por metanol em alguns estados brasileiros.
De acordo com o relatório, realizado pela Stone e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Brasil a queda no setor foi de 4,9% em setembro. Na comparação com o mesmo período de 2024, o recuo foi de 3,9% e acontece após três meses de estabilidade.
Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, “setembro já começou com um ritmo abaixo do esperado em comparação a agosto, mês em que se comemora o Dia dos Pais, data importante para o faturamento do setor”.
“Mas outros fatores também influenciaram no resultado negativo, como por exemplo, o alto índice de inflação que restringiu a renda da população, e o impacto dos casos de intoxicação por metanol, que espalhou pânico entre os consumidores e provocou uma queda na movimentação de alguns estabelecimentos”, avaliou.
Dados
Apenas dois estados tiveram desempenho positivo em setembro na comparação anual: Maranhão e Mato Grosso do Sul, com 2,6% e 1% de crescimento, respectivamente.
Além da Paraíba, também registram as maiores quedas: Roraima, com 11,5% de vendas a menos, Pará (9,9%), Rio de Janeiro e Santa Catarina (7,6%) e Sergipe (7%).
Completam o quadro das quedas nas vendas: Mato Grosso (6,9%), Rio Grande do Sul (6,5%), Rondônia (5,8%), Ceará (4,9%), Bahia (4,2%), Alagoas e Tocantins (4,1%), Pernambuco (3,9%), Espírito Santo (3%), São Paulo (2,7%), Minas Gerais (2,4%), Amazonas (1,6%), Goiás e Paraná (1,1%), Rio Grande do Norte (1%) e Piauí (0,4%).
MaisPB