Seguindo tradição, confecção de tapetes marca Dia de Corpus Christi no município de São José da Lagoa Tapada

Confecção de tapetes no Dia de Corpus Christi em SJLT
Confecção de tapetes no Dia de Corpus Christi em SJLT
Crédito da Imagem: Divulgação

Nos tapetes coloridos e com símbolos eucarísticos, jovens da Pastoral da Juventude capricharam na confecção do material

O tradicional feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira em muitos países, foi marcado pela confecção de tapetes no interior na Matriz de São José, em São José da Lagoa Tapada, no sertão da Paraíba.

Nos tapetes coloridos e com símbolos eucarísticos, jovens da Pastoral da Juventude capricharam na confecção do material. Os cristãos usam geralmente pó de madeira, pó de café, sal, dentre outros. 

Segundo as tradições católicas, a data é comemorada na quinta-feira seguinte ao domingo de Santíssima Trindade. No município sertanejo, a confecção dos tapetes atraiu centenas de pessoas.

Dia de Corpus Christi, em que os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, representados de maneira figurada pelo pão e vinho. A data recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos.

Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, "quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias".

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.