‘Combustível do futuro’: projeto é aprovado sem pressão de R$...
Ao visitar o Vale dos Dinossauros, em Sousa, João Azevêdo destaca importância da reforma e revitalização do museu para o turismo
Nos últimos meses, o local passou por um intenso trabalho de reforma e revitalização, buscando oferecer um espaço mais moderno e interativo, além de um maior conforto aos visitantes
O governador João Azevêdo visitou, na manhã deste sábado (3), o Vale dos Dinossauros para conhecer as instalações do novo museu desse importante ponto turístico do estado. Nos últimos meses, o local passou por um intenso trabalho de reforma e revitalização, buscando oferecer um espaço mais moderno e interativo, além de um maior conforto aos visitantes.
Durante a visita, o governador destacou a importância das melhorias e sua importância para o Vale dos Dinossauros e para o turismo do estado. "Essa região aqui vai ser muito beneficiada com um tipo de turismo muito específico, que atrai gente do mundo todo. É um espaço que dá a possibilidade de o cidadão se encontrar com o seu passado de forma remota e única", comentou João Azevêdo.
Além de uma nova fachada para o museu, foi feita a restauração das réplicas existentes e preparação para uma experiência de visitação única, com impressões 3D, realidade aumentada interativa e a exposição de fósseis originais, como o do Sousatitan. Todo o acervo foi fotografado, recatalogado e digitalizado para uma melhor preservação.
Agora, o museu conta com uma experiência tátil, com pegadas impressas em resina para que o público possa tocar e interagir sem riscos de degradação. Também foi criado um paelojardim na área interna, com espécies de plantas semelhantes às que existiam na região na época dos dinossauros. Na área externa, uma área de simulação de escavação de fósseis, para permitir que crianças conheçam o trabalho de paleontologia de forma lúdica.
Localizado na cidade de Sousa, o Vale dos Dinossauros é uma Unidade de Conservação estadual sob administração da Sudema, sendo conhecido como um dos sítios paleontológicos mais importantes do mundo. O local possui diversas marcas de dinossauros que remetem a aproximadamente 80 espécies que habitavam a área no período pré-histórico.
“Sousa abriga uma das Unidades de Conservação mais importantes do nosso estado, com registros únicos que atraem pesquisadores de todo o país e do mundo. É por isso que estamos buscando deixar esse espaço cada vez mais moderno, para que continue sendo uma importante fonte de informações para pesquisadores e visitantes”, pontuou o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti.
A reforma do museu foi a segunda etapa do projeto de revitalização do Vale. A primeira foi entregue em março de 2023 e contou com a reforma das pontes e passarelas que dão acesso às pegadas. O trabalho de modernização do Vale dos Dinossauros terá continuidade, com uma obra que prevê um museu ainda mais moderno e com um acervo único, café, loja de souvenir, laboratório, áreas de passeio e convivência, playground e diversas esculturas. O investimento total será de R$18,5 milhões.
O Vale dos Dinossauros é aberto ao público de terça a domingo, com visitas sempre guiadas por profissionais do local, às 9h, 10h, 11h, 15h e 16h.