Em entrevista no Programa Raio X, diretor do IFPB - Campus Sousa fala sobre cortes no orçamento da instituição

Professor Chicão em entrevista à Rádio Progresso FM
Professor Chicão em entrevista à Rádio Progresso FM
Crédito da Imagem: Notícia Já - Afonso Webe

A entrevista do professor Chicão ocorreu nesta terça-feira 20/05, na Rádio Progresso FM

Nesta terça-feira 20/05, o professor Francisco Nogueira (Professor Chicão), diretor-geraal do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa, foi o entrevistado do Programa Raio X 103 FM, conduzido pelos radialistas George Wagner e Afonso Webe.

Durante a entrevista, o diretor abordou diversos assuntos relacionados ao funcionamento do campus e fez um importante alerta sobre os impactos do Decreto 12.448/2025, que determina que o Orçamento Público Federal será liberado em parcelas mensais de apenas 1/18 do total anual, entre os meses de março e novembro.

Segundo o professor, essa medida compromete seriamente o funcionamento dos Institutos Federais, que passarão a receber menos recursos por mês, dificultando – ou até inviabilizando – as atividades regulares das instituições.

“E tem mais: o orçamento da Rede Federal em 2025 é o mesmo de 2016. Ou seja, quase 10 anos depois, estamos operando com o mesmo valor, agora dividido em parcelas ainda menores.” – destacou Chicão.

Ainda de acordo com o diretor, no caso específico do Campus Sousa, o cenário é ainda mais preocupante: o orçamento atual é 14% menor do que em 2016. Ele ainda criticou o argumento de que as limitações são necessárias para não estourar o teto de gastos e reforçou a defesa da educação como prioridade nacional.

“Educação não cabe num teto de gastos. Educação é investimento e deve ser tratada como prioridade nacional.” – concluiu.

QR Code

Comments

Legal notice:Any text posted on the internet through theNotícia Já, does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.