Por acusação de fraude de gênero, Ministério Público deu parecer favorável à cassação de vereadores em Catolé do Rocha

Crédito da Imagem:

O Blog do Clinton Medeiros teve acesso a um documento em que foi emitido o parecer do Ministério Público sobre o processo

Para quem não sabia ainda, existe atualmente tramitando na Justiça Eleitoral uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) correndo na 36ª zona eleitoral de Catolé do Rocha. E o processo segue andando.

Quem são os envolvidos?

A ação foi movida ainda em 2024 dentro do prazo permitido, pelo ex-vereador e candidato nas eleições do ano passado, Bizu Maia (PSB). Ele pede a cassação da chapa eleitoral do partido Republicanos, e a acusação alega fraude na quota de gênero por parte da legenda partidária Os documentos apresentados dizem que a então candidata Lulu dos Quilombolas foi daquelas chamadas “candidaturas laranja” que não fez campanha e apenas preencheu a quota obrigatória.

Como está atualmente?

O Blog do Clinton Medeiros teve acesso a um documento em que foi emitido o parecer do Ministério Público sobre o processo. Nele a promotora eleitoral, Bruna Marcela Nóbrega Barbosa Lima foi favorável ao pedido, e em sua opinião a chapa do partido deve ser cassada, com todos os vereadores que foram eleitos, suplentes e ainda pede a inelegibilidade de alguns envolvidos no caso.

Quem é Lulu dos Quilombolas?

Em 2020 ela foi candidata a vereadora pelo PT e obteve 21 votos. Já em 2024 foram apenas 4, quando disputou pelo Republicanos. Nesta eleição mais recente Lulu foi a menos votada de todos que concorreram nas eleições em Catolé do Rocha.

E o Republicanos?

O partido tem seis vereadores eleitos em Catolé do Rocha, inclusive o futuro presidente da Câmara Municipal, Marquinhos do Leite. Caso a justiça eleitoral acate o pedido do MPE vai mexer com todo o contexto, inclusive fazendo uma nova recontagem de votos válidos que foram dados para vereador em Catolé do Rocha.

E a Justiça?

O juiz da zona eleitoral, Renato Levi Dantas deve decidir em breve essa causa. Caso siga o parecer do Ministério Público haverá a cassação dos candidatos do Republicanos em 1ª instância, eles podem recorrer até o TRE-PB.

Veja abaixo o link com o documento do Ministério Público.   

AQUI

QR Code

Comments

Legal notice:Any text posted on the internet through theNotícia Já, does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.