Em entrevista, Palomma Abrantes esclarece sobre cirurgias eletivas e enfatiza outros serviços oferecidos pelo HRS

Crédito da Imagem:

A diretora ressaltou ações para normalizar procedimentos, ampliar leitos e fortalecer a saúde pública na região de Sousa.

A diretora do Hospital Regional de Sousa (HRS), Palomma Pereira de Abrantes Lopes, concedeu entrevista ao programa Cidade Notícia, da Rádio Líder FM 97,1, apresentado pelos radialistas Levi Dantas e Leonardo Alves, na qual abordou temas centrais para a saúde pública na região.

Enfermeira e gestora da unidade desde março de 2023, Palomma destacou os esforços para ampliar o atendimento e a realização de cirurgias eletivas, explicando os fatores que levaram à redução temporária dos procedimentos entre maio e julho deste ano. Segundo ela, o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRA) no período sazonal exigiu a realocação de recursos e priorização dos atendimentos de urgência.

Apesar das dificuldades, a diretora ressaltou que a Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde já restabeleceu a normalidade no agendamento, garantindo que as cirurgias eletivas serão retomadas de forma mais intensa. 

“Essa demora está relacionada à ordem cronológica da classificação de risco e ao período sazonal, quando reduzimos 50% da oferta. Recentemente, retornamos com os 50% e já teremos uma resposta em tempo hábil, diferente do que ocorreu no período sazonal. Mesmo assim, conseguimos realizar 5.414 cirurgias eletivas no Hospital Regional de Sousa”, afirmou Palomma Abrantes.

Durante a entrevista, a diretora também apresentou outras iniciativas importantes, como a construção do Hospital da Mulher do Sertão, em Sousa, que se encontra em fase de licitação. A nova unidade, segundo ela, irá ampliar significativamente a capacidade de atendimento. 

“Quando o Hospital da Mulher do Sertão for construído, iremos ampliar os leitos de clínica médica, de clínica cirúrgica e, consequentemente, a realização de cirurgias. Também ampliaremos os leitos de clínica traumatológica, especialmente na especialidade de ortopedia”, destacou.

Palomma Abrantes enfatizou ainda a importância da parceria com as secretarias municipais de Saúde da Grande Sousa e dos serviços já ofertados pelo HRS, que têm garantido assistência contínua à população do Sertão.

QR Code

Comments

Legal notice:Any text posted on the internet through theNotícia Já, does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.