Produtores do Norte e Nordeste do país devem se preparar para maior...
Inmet emite alerta de clima excessivamente seco para mais de 70 cidades paraibanas durante o dia de hoje
O clima seco aumenta o risco de problemas respiratórios como rinite, asma, sinusite, bronquite e faringite, além de irritações nos olhos, na pele e sangramentos nasais
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu hoje (28) um novo alerta de clima excessivamente seco para mais de 70 cidades do interior da Paraíba. O alerta é válido até as 18h de hoje (28).
Conforme o aviso, nos locais afetados, a umidade relativa do ar estará variando entre 30% e 20%. Nessas condições há risco de incêndios florestais e à saúde.
O clima seco aumenta o risco de problemas respiratórios como rinite, asma, sinusite, bronquite e faringite, além de irritações nos olhos, na pele e sangramentos nasais.
A baixa umidade também pode agravar doenças cardíacas e causar sintomas como fadiga e dor de cabeça.
Isso ocorre porque o ar seco prejudica as mucosas do sistema respiratório, que perdem a capacidade de filtrar impurezas do ar e se tornam mais vulneráveis a infecções.
As autoridades recomendam que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Quem tiver dúvidas ou precisar relatar problemas deve procurar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira cidades paraibanas afetadas pelo alerta do Inmet
- Água Branca
- Aguiar
- Aparecida
- Belém do Brejo do Cruz
- Bernardino Batista
- Boa Ventura
- Bom Jesus
- Bom Sucesso
- Bonito de Santa Fé
- Brejo do Cruz
- Brejo dos Santos
- Cachoeira dos Índios
- Cajazeiras
- Cajazeirinhas
- Carrapateira
- Catingueira
- Catolé do Rocha
- Conceição
- Condado
- Coremas
- Curral Velho
- Diamante
- Emas
- Ibiara
- Igaracy
- Imaculada
- Itaporanga 2
- Jericó
- Joca Claudino
- Juru
- Lagoa
- Lastro
- Mãe d’Água
- Malta
- Manaíra
- Marizópolis
- Mato Grosso
- Monte Horebe
- Nazarezinho
- Nova Olinda
- Olho d’Água
- Patos
- Paulista
- Pedra Branca
- Piancó
- Poço Dantas
- Poço de José de Moura
- Pombal
- Princesa Isabel
- Riacho dos Cavalos
- Santa Cruz
- Santa Helena
- Santa Inês
- Santana de Mangueira
- Santana dos Garrotes
- Santa Teresinha
- São Bentinho
- São Bento
- São Domingos
- São Francisco 25
- São João do Rio do Peixe
- São José da Lagoa Tapada
- São José de Caiana
- São José de Espinharas
- São José de Piranhas
- São José de Princesa
- São José do Bonfim
- São José do Brejo do Cruz
- São Mamede
- Serra Grande
- Sousa
- Tavares
- Triunfo
- Uiraúna
- Vieirópolis
- Vista Serrana
Outras áreas afetadas
- Sul Cearense
- Vale São-Franciscano da Bahia
- Sudeste Paraense
- Ocidental do Tocantins
- Oeste Maranhense
- Sudeste Piauiense
- Sertões Cearenses
- São Francisco Pernambucano
- Centro-Norte Piauiense
- Leste Goiano
- Oeste Potiguar
- Leste Maranhense
- Oriental do Tocantins
- Nordeste Mato-grossense
- Norte Goiano
- Sul Maranhense
- Jaguaribe
- Sudoeste Piauiense
- Centro Norte Baiano
- Extremo Oeste Baiano
- Centro-Sul Cearense
- Norte Cearense
- Centro Maranhense
- Sertão Pernambucano
- Noroeste de Minas
- Noroeste Goiano
- Centro Goiano
- Norte de Minas
- Centro Sul Baiano
- Distrito Federal
- Central Potiguar
- Noroeste Cearense
- Norte Piauiense
- Borborema
INMET
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária responsável por produzir e divulgar informações meteorológicas no Brasil.
Sua missão inclui a previsão do tempo, o monitoramento de fenômenos climáticos e a promoção de pesquisas para mitigar riscos e auxiliar o desenvolvimento sustentável, especialmente no setor agropecuário.
Entre as funções principais do órgão estão a previsão do tempo de curto e longo prazo, monitoramento de dados climáticos e análise de fenômenos adversos.






