Câmara Municipal concede Título de Cidadania Sousense ao artista...
Câmara Municipal concede Título de Cidadania Sousense ao artista plástico Berg Carnaubano, autor do Portal do Dinossauros e demais obras
Lindemberg Francisco de Almeida, conhecido artisticamente como Berg Carnaubano, nasceu em 14 de fevereiro de 1962, no Rio de Janeiro-RJ. É filho dos sousenses Francisco José de Almeida (in memoriam) e Maria do Socorro de Almeida
Através da iniciativa do Vereador Diógenes Ferreira, a Câmara Municipal de Sousa concede o Título de Cidadania Sousense ao senhor Lindemberg Francisco de Almeida, artista plástico amplamente reconhecido e destacado pelo importante trabalho que desenvolve no município, bem como em diversas regiões do Brasil e do exterior.
Lindemberg Francisco de Almeida, conhecido artisticamente como Berg Carnaubano, nasceu em 14 de fevereiro de 1962, no Rio de Janeiro-RJ. É filho dos sousenses Francisco José de Almeida (in memoriam) e Maria do Socorro de Almeida. Aos cinco anos de idade, em 1967, passou a residir em Sousa-PB, onde cursou a educação básica em escolas públicas municipais e estaduais.
Em Sousa, consolidou sua vida pessoal e familiar, sendo pai de Ives Ian, Caio e Lara Maria Moura Almeida.
Desde a juventude, Berg revelou sensibilidade artística e natural aptidão para a escultura. Em 1983, ingressou no curso de Desenho Industrial da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde, em contato com o Departamento de Artes, teve a oportunidade de ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos em diversas técnicas visuais.
Seu nome artístico, Berg Carnaubano, remete às origens familiares no sítio Carnaubinha. Autodidata em essência, destaca-se nas artes plásticas e visuais pela versatilidade com que transita pela pintura, pelo desenho artístico e pela escultura, utilizando técnicas com bronze, fibra de vidro, cimento, argila e outros materiais. Foi ministrante de oficinas de artesanato em fibra de bananeira e argila em cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte, atuou no programa “Sábado Empreendedor” do SEBRAE-PB e lecionou diversas oficinas de desenho artístico e pintura a óleo sobre tela. Suas obras encontram-se espalhadas pelo Brasil, França, Espanha e Portugal.
No município de Sousa, várias de suas criações compõem espaços públicos e privados, entre as quais se destacam:
Luiz Oliveira – busto em bronze (Praça do Cemitério São João Batista)
Dr. Orlando Xavier – busto em bronze (Centro de Convivência Unimed)
João Romão Dantas – busto em bronze (pátio do IFPB)
O Suicídio de Sócrates – pintura mural de 5m x 2,5m (saguão da OAB – Subseção Sousa-PB)
Doca Gadelha – busto em cimento (galeria da OAB – Subseção Sousa-PB)
Otacílio Gomes de Sá – busto em cimento (Câmara Municipal de Sousa)
Chico Brandão – estátua em cimento (Praça Herói do Sertão, Centro de Sousa)
Pe. Cícero – estátua em cimento (Praça da Estação, Sousa)
Deusa da Justiça – estátua em cimento (pátio da UFCG/Sousa)
Pe. Oriel – estátua em cimento (Aparecida-PB, localidade Prensa)
Diversas esculturas de dinossauros em cimentado armado (rotatórias da cidade e área frontal ao SEBRAE – Sousa)
Entre suas criações mais recentes e expressivas, destaca-se o Portal da Cidade de Sousa, composto por duas monumentais esculturas de Braquiossauros, medindo aproximadamente 25 metros de comprimento e 10 metros de altura cada, embelezando as entradas da cidade e reforçando a identidade turística baseada no patrimônio paleontológico das pegadas de dinossauros.
Segundo o vereador Diógenes Ferreira, diante de sua trajetória de vida, de seu talento reconhecido e de sua inestimável contribuição para a cultura, o turismo e o patrimônio artístico de Sousa, o artista Berg Carnaubano revela-se plenamente digno desta honraria. Assim, a Câmara Municipal concede-lhe o Título de Cidadania Sousense como gesto de respeito, gratidão e reconhecimento ao legado que vem construindo para o município.









