Em Sousa, criada Comissão de Monitoramento de Danos e Alagamentos do Perímetro Irrigado de Sousa, Várzeas de Sousa e Ribeirinhos

Membros da Comissão de Monitoramento de Danos e Alagamentos do Perímetro Irrigado de Sousa, Várzeas de Sousa e Ribeirinhos
Membros da Comissão de Monitoramento de Danos e Alagamentos do Perímetro Irrigado de Sousa, Várzeas de Sousa e Ribeirinhos
Crédito da Imagem: Portal Notícia Já

Na ocasião, todos os participantes expuseram seus argumentos sobre a importância da criação da Comissão para discutir e procurar soluções sobre os impactos das cheias do Rio Piranhas, especialmente após a abertura das comportas do açude Engenheiro Ávidos

Nesta sexta-feira 26/04, em reunião realizada na Câmara Municipal de Sousa, foi criada a Comissão de Monitoramento de Danos e Alagamentos do Perímetro Irrigado de Sousa, Várzeas de Sousa e Ribeirinhos.

Na oportunidade, estiveram presentes o presidente do Poder Legislativo de Sousa, Carlos Henrique Abrantes Marques (Novinho de Carlão), vereadores Diógenes Ferreira, Assis Estrela, Dênis Formiga, Roberto Freire, Luciano Ferreira Júnior(Juninho de Zilda), Alyson Alves (Pipoca), Lana Dantas e Alan George Mendes (Alan de Bastos). A Comissão ainda é formada por Rogério Paganelli, diretor do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa (DPIVAS); Alexandre Morais, irrigante do Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (PIVAS); Gustavo Formiga, agropecuarista e Francisco José Bernadino (Dr. Pila).  

Na ocasião, todos os participantes expuseram seus argumentos sobre a importância da criação da Comissão para discutir e procurar soluções sobre os impactos das cheias do Rio Piranhas, especialmente após a abertura das comportas do açude Engenheiro Ávidos.

Outro ponto abordado foi para cobrar soluções do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e do Ministério do Desenvolvimento Regional, o fechamento das comportas do açude Engenheiro Ávidos e a conclusão das obras de revitalização do manancial. Da classe política, incluindo os deputados federais e senadores, serão cobrados para a formulação de políticas públicas e alocação de recursos para ajudar os agricultores afetados. Segundo eles, ainda será realizado um levantamento sobre a responsabilização pelos danos causados pelas inundações, no âmbito civil, criminal e administrativo, para que se possa recorrer aos órgãos fiscalizadores.

Os integrantes da Comissão também debateram sobre ações para amenizar os prejuízos dos agricultores prejudicados, a exemplo de concessão de empréstimos, subsídios, implementação do benefício social como o Segura-safra e outras medidas de suporte financeiro para a recuperação econômica.

Ficou acordado que os membros da Comissão irão até alguns locais para que possam acompanhar de perto a extensão dos danos e as condições reais enfrentadas pelos agricultores.

Por fim, na próxima sessão ordinária, através de requerimento, será formada a criação formal, legal e regimental da Comissão de Monitoramento de Danos e Alagamentos do Perímetro Irrigado de Sousa, Várzeas de Sousa e Ribeirinhos.

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.