Paraíba registra 10ª doação de coração em 2025; também foram...
Programa Cidadão emite mais de 1.200 Carteiras de Identidade Nacional em três cidades do Sertão paraibano

O gerente do Programa Cidadão, Roberto Leite, destaca a importância e alcance do Programa Cidadão Itinerante indo aos municípios paraibanos, possibilitando a emissão de documentação à população da Paraíba
Com o objetivo de facilitar o acesso da população paraibana à documentação básica, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) em parceria com o Instituto de Polícia Científica (IPC), com apoio das Prefeituras municipais, realiza semanalmente caravanas do Programa Cidadão levando esse serviço às diversas regiões do Estado.
Nesta semana, a caravana esteve nas cidades de São José de Piranhas, (8 e 9); Coremas (10 e 11) e Igaracy, (12), Sertão; e neste sábado, (13), vai estar em Campina Grande. Nas cidades visitadas foram emitidas cerca de 1.270 Carteiras Nacional de Identificação (CIN), devendo ser expedidas outras 150 na Rainha da Borborema.
A bordo de um micro-ônibus, a equipe do Programa Cidadão percorre todas as regiões da Paraíba, se instalando em algum prédio público da cidade, onde a população é atendida com a emissão da Carteira Nacional de Identificação (CIN), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, segunda via do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e inclusive fazendo foto ¾ para aqueles documentos que necessitam, tudo gratuitamente.
O gerente do Programa Cidadão, Roberto Leite, destaca a importância e alcance do Programa Cidadão Itinerante indo aos municípios paraibanos, possibilitando a emissão de documentação à população da Paraíba. “O serviço diminui a demanda reprimida nas cidades e facilita a vida daqueles cidadãos, evitando que se desloquem para outros municípios a fim de obter seus documentos. Em Coremas, por exemplo, a previsão era de que fossem atendidas 400 pessoas, mas atendemos 676; uma cidade que possui um grande número de homens e mulheres que vivem da atividade pesqueira e que necessitam da nova CIN para renovação do registro junto ao PesqBrasil, do Ministério da Pesca e Aquicultura. E acaravana segue por toda a Paraíba, a cada semana visitando municípios diferentes, levando cidadania à população”, afirmou.
O prefeito do município de Coremas, Edilson Pereira de Oliveira, ressaltou a relevância do Programa Cidadão e a importância da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “A importância desse Programa é grande para nós da Paraíba e vimos que superou as expectativas, principalmente aqui de Coremas, onde temos um grande número de pescadores, e os órgãos governamentais estão exigindo a Carteira de Identidade atualizada.
Tivemos uma demanda elevada, já estamos falando com a secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Pollyanna Werton, solicitando uma ação no mês de outubro novamente para atender essa demanda. Ficamos agradecidos, reconhecidos pelo empenho. Parabenizamos a equipe que está realizando esse trabalho importante demais para nós de Coremas”, ressaltou o prefeito.
O trabalho da caravana também foi elogiado pelas pessoas que puderam dispor dos serviços bem perto de casa. É o caso da senhora Antônia Paulina da Silva (77), casada, aposentada, natural da cidade de São José de Piranhas, que buscou o Programa para emitir sua Carteira Nacional de Identificação. “Estou muito satisfeita, o atendimento está sendo muito bom. Graças a Deus estou sendo atendida, há dois anos aguardava para tirar a carteira”, declarou emocionada.
A opinião e elogios são compartilhados por dona Esdras Tavares de Souza (64), quatro filhos, que há 11 anos busca na Justiça sua aposentadoria. Nascida em São José de Piranhas, necessitava emitir a CIN. “Estou achando uma maravilha, não tem melhor, pessoas atendendo a gente de maneira muito educada, a gente nota que não são daqui”, afirmou em meio a risadas.