Prefeito Helder Carvalho recebe novos ônibus escolares e cumpre...
Em entrevista à imprensa de João Pessoa, Fábio Tyrone tem apoios em quase 100 cidades e diz que irá retomar o espaço de Sousa em Brasília
A entrevista integra um trabalho realizado pelo Polêmica Paraíba
O projeto tem como principal intuito trazer a visão dos nomes que vão se colocar como postulantes à uma das 12 vagas na Câmara Federal.
O nosso entrevistada de hoje é Fábio Tyrone
O ex-Prefeito de Sousa se coloca como um dos nomes com maior potencial de ser eleito.
A DECISÃO DE SAIR CANDIDATO
Polêmica Paraíba: Qual foi o principal fator que o levou a tomar a decisão de se candidatar?
Eu sempre tive a aspiração de entrar para a vida pública, pensando em representar a minha gente, em combater as desigualdades e injustiças sociais.
Comecei na política como pré-candidato a Prefeito de minha terra em 2006, ganhei a eleição de 2008, mostrando o desapego ao poder, mesmo tendo uma aprovação superior a 80%, não fui para a reeleição em 2012, porque havia dada a palavra que não iria para a reeleição.
Depois entendendo de minha vocação e da necessidade de minha terra, eu voltei em 2016 e me reelegi em 2020 com uma maioria de 15.000 votos, e depois de cumprir a missão, comecei a pré-campanha para Deputado Federal.
Tenho a experiência de doze anos como Prefeito e acho que o Congresso padece muito de gente que tenha experiência administrativa, conhecimento de alocação de recursos e o campo progressista precisa crescer, para que nós possamos defender uma melhor educação, uma melhor saúde, combater as desigualdades sociais e esse é o motivo pelo qual serei candidato, junto a defesa da minha região que está clamando por um representante no Congresso Nacional.
FUTURO POLÍTICO
PP: Pensando nas eleições de 2026, o Senhor irá se manter no PSB? Ou essa é uma decisão que precisa ser mais trabalhada no seu grupo?
Me sinto muito confortável dentro do PSB, porque como disse anteriormente, eu sou do campo progressista, então tenho muita admiração pelo PSB de Miguel Arraes.
Também estou muito satisfeito com o comando do nosso Governador João Azevêdo, que hoje preside o nosso partido e serei candidato pelo PSB.
Não existe nenhum motivo para pensar em outra sigla, é uma decisão tomada por mim e pelo meu grupo político, que nós sejamos candidatos pelo PSB e é algo que muito me orgulha.
A FALTA DE PROTAGONISMO DE SOUSA
PP: Sousa é uma das cidades mais importantes do nosso estado, mas que no momento não tem nenhum representante tanto na Assembleia como na Câmara Federal. Como o Senhor enxerga essa situação e como isso pode ser revertido em 2026?
Nós de Sousa e do Sertão, sempre tivemos representação no congresso, inclusive representação qualificada. Tivemos Mariz, Marcondes e Inaldo Leitão, que foram todos grandes congressistas e a cidade hoje se sente órfão de representantes.
Nosso nome vai resgatar essa representação em Brasília, pois a gente faz uma pré-campanha muito ativa, concorri três vezes e todas com um histórico de vitórias.
Sou obstinado, tenho um objetivo e a gente vai resgatar essa vaga para fazer muito bem feito pela Paraíba e pela minha região.
APOIOS
PP: Nós sabemos que para conseguir se eleger em uma disputa tão acirrada como a da Assembleia, é necessário o apoio de Prefeitos e de grupos de oposição por todo o estado. Como vem sendo a movimentação do Senhor acerca dessas alianças por toda a Paraíba?
Eu faço uma campanha ainda mais forte na minha região, que abrange Sertão, Alto Sertão e Vale do Piancó, mas também estamos no Brejo, Cariri, no Curimataú, Litoral Norte, Litoral Sul, João Pessoa, Campina, Patos, Cajazeiras, em um número que chega a quase 100 cidades.
Todo mundo sabe do modo que eu trabalho, sempre com muito afinco, com muita obstinação, para que nós possamos até exceder o nosso objetivo.
A ESTREIA EM DISPUTAS ESTADUAIS
PP: Essa é a primeira vez que o Senhor irá colocar seu nome perante toda a Paraíba, como vem sendo essa experiência e o que o Senhor pode levar dos anos de gestão em Sousa para essa campanha?
Eu gosto muito dessa militância, gosto muito de andar, de fazer política. Não entendo alguns políticos que não gostam do contato com o povo, que não gostam do debate.
A gente tá com uma pré-campanha ativa há mais de 1 ano e eu tô muito feliz com as minhas andanças.
De Sousa, eu vou levar para Paraíba o que eu fiz, principalmente os vários programas sociais que nós implementamos.
Nós criamos o Pão na Mesa que entrega 26.000 pães por dia, a partir de uma indústria de panificação. Criamos a terceira refeição que entrega 3.000 jantares. Criei também um Bolsa Família Municipal chamado Café Solidário que dá dinheiro às pessoas menos favorecidas todos os meses.
Criamos um banco municipal que tem milhões de ativos e que empresta dinheiro todos os meses sem juros, além de muitos programas como o Viva Água que debelou a sede na zona rural, pavimentei 500 ruas, construímos com parcerias quase 3.000 casas.
Claro que meu trabalho em Sousa é o meu cartão de visitas, pois nós transformamos a saúde de Sousa, transformamos a educação e eu acredito que o nosso modelo de gestão serve de exemplo em um futuro mandato no Legislativo Federal.
A DISPUTA PELO GOVERNO
PP: Como o Senhor enxerga os nomes postos e o pleito ao Governo do Estado?
Nós temos o nosso candidato em Sousa. O candidato do nosso grupo é Lucas Ribeiro, que representa muito bem a continuidade de um grande governo. A Paraíba está transformada em todos os aspectos, incluindo o aspecto social, educação, saúde e infraestrutura.
Tenho muito orgulho de ter votado em João Azevedo e em Lucas, vou fazer uma campanha com muito vigor em favor de Lucas, que é um jovem que tem todos os requisitos para continuar o trabalho de João e se tornar um grande Governador para a Paraíba.
OBJETIVOS PARA O POSSÍVEL MANDATO
PP: Qual a principal luta e qual será a principal bandeira que o Senhor vai defender em Brasília?
Eu sou do campo progressista, defendo as bandeiras desse campo, como a luta contra a desigualdade social, contra as injustiças, a favor de melhor renda e no avanço dos programas sociais que são essenciais.
Defendo uma melhor educação, a melhor qualificação da educação pública, uma saúde com mais resolução e também não posso esquecer das bandeiras municipalistas, porque após meus 12 anos de Prefeito, sei como é importante fortalecer os municípios.
E claro que eu irei defender a minha Paraíba e a minha região. A minha região está clamando por uma representação genuína e o nosso objetivo é retomar esse protagonismo em Brasília.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba





